“É dos carecas que elas gostam mais?!”

Quem nunca ouviu esse ditado popular?
Mas será que nos dias de hoje ainda se poderia dizer que isso é verdadeiro?

Sabemos que, atualmente, é crescente a busca das pessoas por procedimentos que visam melhorias estéticas. O público feminino ainda é o que mais recorre a tais procedimentos para realçar a beleza, mas temos observado cada vez mais a preocupação masculina com a vaidade pessoal. E, nesses casos, pode-se destacar o incômodo com a tão comum calvície, o que nos leva a questionar se o ditado popular citado anteriormente ainda é válido ou se não passa de mera cantiga carnavalesca para animar foliões Brasil afora…

O cabelo é a moldura da face. E, da mesma forma que os quadros são valorizados por uma moldura harmoniosa, o cabelo exerce papel semelhante na composição da aparência humana. Desde a antiguidade tem sua importância, pois remete a saúde, beleza, status, sucesso, poder…
Além disso, o cabelo funciona como uma proteção física do couro cabeludo contra os efeitos nocivos da exposição solar excessiva, que pode provocar câncer de pele. Dessa forma, sua importância vai além das questões estéticas.

A calvície, cujo nome científico é Alopécia Androgenética, é causada principalmente por fatores genéticos e hormonais. Segundo estatísticas, acomete cerca de metade dos homens acima de 50 anos e 55% das mulheres com mais de 70 anos. Tem forma de apresentação característica com o aparecimento de “entradas”, rarefação capilar e afinamento dos fios.

Com o espaço e a visibilidade cada vez maiores que os tratamentos estéticos estão tendo nas mídias, homens e mulheres têm buscado ajuda com maior frequência para combater o avanço da calvície. E, para acompanhar essa tendência, vários tratamentos capilares têm se mostrado bastante promissores.
Tais tratamentos estão cada vez mais avançados e envolvem desde a utilização de medicações de uso tópico e oral, até aplicação de medicações injetáveis, microagulhamento, laser, dentre outros, alguns dos quais ainda são motivo de estudos científicos para se entender seus reais benefícios. Quanto mais precocemente for iniciado o tratamento, melhor o resultado. É importante uma avaliação individual com o dermatologista para se definir a melhor forma de conduzir cada caso.

Em termos de tratamento cirúrgico, para os casos mais avançados, existe a opção do transplante capilar, cujas técnicas têm evoluído bastante, proporcionando resultados cada vez mais naturais.
Vale lembrar que qualquer procedimento estético envolve possíveis riscos e que os resultados podem variar de acordo com as peculiaridades do organismo de cada indivíduo. Por isso, deve-se ter expectativas realistas, sempre buscando profissionais capacitados e experientes, para se obter os melhores resultados possíveis, com o mínimo de riscos.
Sabemos que a beleza que mais importa é a interior. Mas sentir-se bem consigo mesmo e ter a autoestima em dia também são coisas que não podem ser deixadas de lado e devem ter seu espaço na vida das pessoas. E os tratamentos para o controle da calvície estão aí para contribuir com isso.

Dr. Januário de Souza Júnior
Médico Dermatologista – CRM-CE 9906 RQE 5717

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Pós-graduado em Dermatocosmiatria

Site: www.dermatologistaemfortaleza.com.br
Instagram: @drjanuariojuniordermato

CONHEÇA NOSSO CANAL NO YOUTUBE CLIQUE AQUI