O que é dermatite seborréica, a famosa “caspa”?

A Dermatite Seborréica, conhecida popularmente como “caspa”, é uma das principais causas de queda de cabelo vistas nos consultórios dermatológicos.

Consiste em um processo inflamatório observado mais comumente na derme do couro cabeludo, mas também pode acometer outras regiões, como face e tronco, por exemplo.

Essa inflamação tem origem genética e não é contagiosa. Apresenta caráter crônico e recorrente. Alguns fatores como estresse emocional e excesso de oleosidade podem desencadear as crises.

As principais manifestações são coceira, vermelhidão, descamação e queda capilar. Muitos pacientes não associam períodos de queda capilar excessiva ao aparecimento das crises de “caspa”, mas isso é extremamente comum!

Entretanto, a queda capilar provocada pela Dermatite Seborréica normalmente é reversível com o tratamento, pois não provoca cicatrizes.

Vale também destacar que o padrão de queda visto nessa doença é difuso e não se confunde com a queda observada na calvície, em que se verifica um padrão gradual e progressivo, mais evidente na região frontal e temporal (formando as conhecidas “entradas”), mas também atingindo a região central, tendendo a poupar as laterais e a parte de trás da cabeça. Além disso, na calvície temos um afinamento dos fios. Se não tratada, pode evoluir com atrofia dos folículos capilares. Nesses casos, a alternativa terapêutica seria o transplante capilar.

O tratamento da Dermatite Seborréica é de controle e consiste principalmente no uso de shampoos e loções, além de orientações gerais, sendo rara a necessidade de medicações orais.

Se você sofre com “caspa”, procure um dermatologista para avaliar e tratar seu problema.

Dr. Januário de Souza Júnior
Médico Dermatologista – CRM-CE 9906 RQE 5717

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Pós-graduado em Dermatocosmiatria

Site: www.dermatologistaemfortaleza.com.br
Instagram: @drjanuariojuniordermato

CONHEÇA NOSSO CANAL NO YOUTUBE CLIQUE AQUI